quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ANALISANDO O ARTIGO – Clarissa Azevedo Nuñes


1.                 De que trata o site? A quem é dirigido?  
Trata-se de ferramentas online para aprendizado de algumas linguagens de programação e desenvolvimento de web pages. É dirigido a qualquer pessoa que queira aprender a programar ou desenvolver um site.

2.                 Que opções são citadas e quais as diferenças entre elas?
Tem a opção do desenvolvimento HTML, para criar páginas web. Desenvolvimento em algumas linguagens de programação como Java, Ruby, JavaScript, sistema para celulares, como iPhone, projeto do Mozilla e o Scratch para crianças. As diferenças seriam os níveis de conhecimento e disposição de tempo para praticar, porque embora dizem que quem aprendeu lógica de programação em qualquer linguagem que seja, sabe programar em qualquer uma que possa existir. De fato isso não é bem assim, na minha opinião. Assim como diz no artigo, existem algumas que são um pouco mais difíceis que outras e algumas por não facilitar o uso do português. O Scratch e (o ILA que aprendemos no curso), tem a facilidade do código em português, o que ajuda na inicialização e compreensão, porém pode “mau acostumar”...

3.                 Qual das opções mais lhe chamou a atenção e por quê?
Tem duas opções que me chamaram a atenção, uma por curiosidade e justamente pelo artigo dizer ser uma linguagem de poucos adeptos: o Ruby, e também porque já ouvi dizer ser uma linguagem um pouco difícil. (Difícil pra mim é o Java, haha)
A outra opção seria o Scratch. Minha irmã estuda pedagogia e trabalha com crianças pequenas. Acredito que além de ser bom para profissionais do ensino infantil (antes dos 6 anos), que dará opções de inovação em suas aulas, para os pequenos uma ótima ideia gastar um tanto de energia, estimulando sua criatividade e inteligência para com a criação de jogos. As crianças de hoje desde cedo utilizam jogos sejam de celular, computador, Tablet (que já existem especialmente para os pequenos, haja...), porque não mostrar pra eles o outro lado da brincadeira? Criar um joguinho para desafiar os coleguinhas?

           4.                 Escolha uma das opções mencionadas no texto, verifique a página para onde o link aponta e conte um pouco sobre a mesma.Eu as visualizei e já conhecia um pouco a do Scratch, a opção online é bem mais rica do a desktop. Me interessei pelo Hackasaurus: Remix, Make and Share da Mozilla e também pelo Code School que tem o Try  Ruby. Parecem ser boas ferramentas de aprendizado. Navegando neste último, vi que existem cursos de JavaScript e jQuery, além de HTML e CSS, que é a área que mais curto! Existem várias opções para aprender a programar, basta saber e/ou querer saber um pouco de inglês e ser de uma certa forma autodidata... caso o inglês seja um empecilho ou a dificuldade existir, há a opção de cursos em vídeo aulas em português, mas o que é certo, em qualquer um dos casos, é a vontade e disponibilidade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário